Procure neste blog!

Telha de Fibrocimento



A telha de fibrocimento é um material popular principalmente por ser uma solução econômica, associado a algumas características como a facilidade de instalação, durabilidade, impermeabilidade, dentre outros. Por outro lado, a falta de informação sobre esse material também é um motivo significativo para que seja tão popular.
É importante que as pessoas saibam que, apesar da promessa de economia e qualidade, o menor gasto pode até ser uma realidade proporcionada por esse material, mas a qualidade é pouco provável.
 

Vantagens 
Baixo custo e boa eficácia. Esse tipo de telhado é leve e resistente, mas a instalação precisa ser cuidadosa, afinal o telhado precisa ser bem fixado para evitar problemas com chuvas e ventos. A telha de fibrocimento costuma ser grande e por isso é preciso poucas telhas para cobrir uma casa.

Desvantagens
O desempenho térmico da telha deve ser um dos primeiros critérios na hora de escolher o seu material. Como uma opção barata, geralmente, a telha de fibrocimento é utilizada como cobertura da laje, para evitar a fase de impermeabilização, por essa fase ser de difícil execução e, também, apresentar um custo mais elevado.
No entanto, para cobrir a laje com a telha de fibrocimento sem causar o excessivo aquecimento do interior do imóvel, é necessário respeitar um espaço entre a laje e a telha, que permita uma circulação adequada do ar e exige a construção de uma estrutura bem elaborada.
Essa estrutura ainda deverá considerar a proteção do espaço interno entre a laje e a telha para evitar problemas como o alojamento de sujeira e de animais, que poderão causar doenças, além de danificar a cobertura.
O que acontece nesse caso é que, para ser corretamente instalada, o gasto acaba se elevando, por tornar necessário uma mão de obra mais qualificada para o projeto, a instalação e a construção da estrutura. Nesse sentido, se o principal benefício desse tipo de telha é o valor, ele acaba por ser anulado.
O uso de telhas de fibrocimento desvaloriza a estética da construção.
No caso de construções com telhas expostas, essa escolha é ainda menos interessante. Esse tipo de telha apresenta uma estética muito simplória e para que seja trabalhada de modo a valorizar a arquitetura do imóvel, acabaria aumentando muito os gastos, o que corresponderia ou superaria o uso de um material mais seguro e mais estético. Naturalmente, isso também ajuda na desvalorização do imóvel no mercado. Somado a isso, o fato dessas telhas estarem associadas à construção mais simples e populares também contribui para desvalorização.
O que mais pesa nas desvantagens apresentadas da telha de fibrocimento é que, se o principal motivo para escolha desse material é a redução dos custos com a construção, por outro lado, para que ele seja devidamente utilizado os custos se elevam, de modo que se poderia construir com um material de mais qualidade pelo mesmo valor ou por menos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário