Procure neste blog!

Projetos para construção: quais são os tipos de plantas para a sua casa?



Na construção residencial, podemos definir os projetos para construção como o conjunto de documentos que descrevem como a sua casa deve ser construída. Os documentos que geralmente compõem o projeto de uma casa são: maquetes eletrônicas em 3D, planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, quadro de esquadrias, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, memorial descritivo dos materiais, entre outros.
Para elaborar cada um destes documentos, são feitos estudos e análises detalhadas. Assim é possível antecipar a identificação de problemas e até ver como a casa ficará quando estiver pronta. Além de permitir quantificar todos materiais e serviços para melhorar no seu orçamento, identificar os problemas na elaboração do projeto custa muito mais barato do que durante a execução. Ou seja, um bom projeto ajuda você a economizar na sua obra.
É nesta etapa que você deve colocar todas as suas ideias no papel.

Projeto Arquitetônico
O projeto arquitetônico, ou também conhecido como projeto executivo, é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a sua casa. Entre todos os desenhos, o mais importante é a planta baixa, porque todos os outros projetos para construção usam ela como base.
A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento (andar) da casa deve ter a sua planta baixa.
Os outros desenhos que normalmente compõem o projeto arquitetônico são:
-Fachadas;
-Planta de implantação;
-Planta humanizada;
-Cortes verticais das áreas molhadas;
-Pontos de eletricidade e iluminação;
-Pontos e elementos da parte hidráulica;
-Quadro de esquadrias;
-Paginação dos pisos e revestimentos;
-Planta de cobertura.


Para fazer o projeto executivo você deverá contratar um arquiteto/engenheiro devidamente credenciado no CAU/CREA. Ele irá estudar as necessidades e hábitos da sua família e as características do terreno (topografia, orientação solar, ventos dominantes, entre outras) para elaborar o projeto ideal para a sua casa.

Projeto Estrutural
Você deverá contratar um engenheiro civil calculista para fazer o projeto estrutural da sua casa. Ele irá analisar a planta baixa, a resistência do solo e todas as cargas (peso) para compor cálculo das fundações e estruturas necessárias para manter a sua casa de pé e evitar problemas futuros, como tricas, rachaduras, e até desabamentos.
Normalmente os projetos estruturais detalham a largura, comprimento, diâmetro, formas e amarração de todos os elementos estruturais da casa. Os elementos mais comuns são:
-Fundações: sapata, estaca, radier e viga baldrame.
-Superestrutura: colunas ou pilares, vigas e lajes.
Geralmente, os tipos de concreto e aço e as quantidades necessárias para a execução, também são especificados no projeto. Esta informação será muito útil na hora de compras os materiais da sua obra.

Projeto Legal
Para iniciar uma construção é necessário ter o alvará da obra emitido pela prefeitura da sua cidade. Sem o alvará a sua obra corre o risco de ser paralisada e multada. O alvará também é exigido pelos bancos na hora de liberar o financiamento.
Neste projeto o objetivo é demonstrar para a prefeitura que as normas e exigências do Código de Obras Municipal foram atendidas. Geralmente os desenhos técnicos exigidos são os mesmos do projeto arquitetônico, mas com algumas modificações na planta baixa.
Cada prefeitura tem a sua regra, mas as exigências mais comuns são: taxa de ocupação, taxa de aproveitamento, área de permeabilidade, iluminação, ventilação e os recuos a serem utilizados na obra. Se você for construir em condomínio, fique atento também as regras de construção internas.

Outros projetos para construção
Para iniciar sua obra, nós recomendamos que você tenha o alvará da construção e os projetos arquitetônico e estrutural. Os projetos elétrico, hidráulico, paisagísticos e de interiores são opcionais, por isso são chamamos de projetos auxiliares. Apesar de poucas obras terem esses projetos, eles são muito bem-vindos:
Elétrico: Determina como são os circuitos elétricos e seus componentes (passagem de eletrodutos, tomadas, interruptores, luminárias, ventilador, ar condicionado e automação). Neste projeto também é especificado o quadro de distribuição com todos os seus disjuntores.
Hidráulico: Especifica todos os elementos, ligações e equipamentos do sistema hidráulico, inclusive as suas dimensões e capacidades. Geralmente é divido em dois projetos: Água pluvial e esgoto, Água fria e quente.
Paisagístico: Aborda a implementação do jardim, detalhando: as espécies de plantas utilizadas e suas localizações, elementos decorativos e de suporte, iluminação e irrigação.
De Interiores: Demonstra como será o interior da residência, detalhando os tipos de mobiliário, cores, texturas e elementos que darão o toque pessoal a sua casa.



Imagem da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário