Procure neste blog!

Quais são as etapas para construir uma casa?


Não existe uma receita para fazer o planejamento de obra, mas é fundamental saber quais são as etapas da construção de uma casa. Sem isso você não conseguirá saber quais sãos as ações e recursos necessários para construir uma casa.
Podemos dividir a construção de uma casa em 14 etapas. Abaixo vamos apenas listar quais são as etapas e explicar o que são.

Projetos e Aprovações: Elaboração dos projetos (arquitetônicos, estrutural, etc.) e aprovação da Prefeitura (alvará da obra).
Serviços preliminares: São os serviços preliminares ao início da obra, como: limpeza e nivelamento do terreno, ligação de água e luz, organização do canteiro de obras, gabarito e marcações.
Fundações: São as estruturas que sustentarão e darão estabilidade para toda a casa. São responsáveis pela distribuição do peso da casa para o solo, devem ser impermeabilizados.
Estrutura: São as colunas, vigas e lajes feitas de concreto armado que ficam acima do solo. São responsáveis pela distribuição de pesos da casa para as fundações.
Alvenaria: É o levantamento das paredes com tijolos cerâmicos, blocos de concreto, tijolo ecológico, etc.
Cobertura: Os telhados protegem a casa contra o sol e chuva. A estrutura dos telhados podem ser de madeira ou aço. Eles também podem ser expostos ou embutidos.
Instalação hidráulica: Instalações de água fria, água quente e esgoto. Elas são executadas ao longo da obra com cuidado para evitar vazamentos.
Instalação elétrica: Instalações de circuitos elétricos protegidos por disjuntores para que não falte energia na residência. São compostos pelo quadro de distribuição, tomadas, iluminação, cabos, etc.
Esquadrias: São as portas e janelas. Elas devem ser instaladas cuidadosamente para garantir a abertura e fechamento corretamente.
Impermeabilização: Consiste na impermeabilização de paredes e outras estruturas, como a cobertura, para evitar o surgimento de infiltrações e umidade.
Revestimentos e Acabamentos: É o assentamento de pisos, azulejos, porcelanatos e cerâmicas nas paredes e chão.
Vidros: Instalação de vidros em portas, janelas, armários e demais locais. Deve ser cuidadosa para que estes não desencaixem com facilidade.
Pinturas: Aplicação de tintas e texturas nas paredes, tetos e chão das áreas internas e externas, gesso também se for o caso.
Serviços complementares: Instalação de ar-condicionado, gás, telefone e internet. Como também serviços de jardinagem, muros, grades, portões e a limpeza final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário