Procure neste blog!

Massa com detergente de cozinha?



Hoje em dia vemos muitas profissionais da construção substituindo a cal hidratada na argamassa, pelo detergente, esse de cozinha. Mas afinal, será que o detergente é um substituto da cal hidratada? Pelo baixo valor do detergente, muitos acabam utilizando. Vamos começar pela argamassa, que é um conjunto de elementos: cimento, cal, areia e água; utilizado para aplicação de contra piso, revestimento e assentamento de paredes e elementos estruturais.
 

Comparando as propriedades da cal hidratada com o detergente: 

-Capacidade de retenção da água: A cal hidratada tem a capacidade de reter a água que melhora a reação química do cimento, pois funciona como uma “esponja” que reserva a água e libera aos poucos, evitando evaporação ou perda excessiva da água no processo de cura do cimento. O detergente por sua vez não possui nenhum elemento químico que consiga exercer esta função de retenção da água. 


- Trabalhabilidade ou plasticidade na aplicação e manuseio: A cal possui partículas finas e leves que facilitam o seu manuseio, o detergente possui forma viscosa, diminuindo os atritos entre os elementos, melhorando também o seu manuseio. 


- Rendimento: usando a cal na mistura, que possui a capacidade aglomerante e resistente, acaba diminuindo a quantidade do cimento na mistura, já o detergente não possui função aglomerante nem poder de resistência, com isso não diminui a quantidade de cimento utilizado. 


- Proteção das armaduras: Cal hidratada é alcalina, servindo como proteção das armaduras, o detergente possui componentes ácidos em sua composição podendo afetar as armaduras com a corrosão, mesmo que usado proporções baixas. 

- Módulo de elasticidade: Como a cal diminui a quantidade de cimento na argamassa, abaixa o módulo de elasticidade, aumentando o poder de resistir a movimentações das estruturas por exemplo. Como o detergente não diminui a quantidade do cimento, também não diminui o módulo de elasticidade.

Por fim, o detergente também melhora a trabalhabilidade na sua aplicação e no manuseio, usa-se pouca quantidade e o valor no mercado é baixo. Por isso existem pedreiros que acabam substituindo a cal pelo detergente na argamassa, mais usados nos assentamentos, emboço e reboco nas paredes. Mesmo aos que utilizam, não recomendam o uso onde possui armaduras, pois o detergente possui composições ácidas que podem ser corrosivas nas ferragens. Mas vale salientar que não existe nenhum estudo próprio, nem normas técnicas que comprove a aplicação do detergente no lugar da cal, mesmo que esses profissionais dizem que até agora não tiveram problemas com o uso, o barato pode sair caro no futuro. A cal é própria para o uso na construção civil, existem empresas especializadas, estudos, testes, normas, etc.

Falando um pouco mais da cal: Fique atento, com o uso da cal deve-se atentar a cuidados na aplicação e certa dosagem, para evitar retração plástica, fissuras, trincas, rachaduras e desplacamentos, também é importante a utilização dos EPI's, evitando contato com a pele, inalação, ingestão e com os olhos, pois se tivermos estes contatos, podem ser nocivas a nossa saúde . A cal virgem necessita de hidratação antes da sua utilização, já a cal hidratada é pronta para o uso. A cal atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água, como dito anteriormente. Consequentemente, reduz os problemas com fissuras por retração e contribui para a resistência mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário