Procure neste blog!

Estoque de materiais


O modo de armazenar equipamentos e materiais de construção é muito importante, pois confere agilidade nas tarefas, maior segurança para os funcionários e menores perdas de materiais. Veja abaixo como armazenar:

Cimento, cal e argamassas:  Não podem ficar em contato direto com o solo, por isso devem ser armazenados sobre tablados ou plataformas.

Areia e pedra: Devem ter fácil acesso ao carrinho de mão e ficar dentro de baias para em casos de chuvas não serem carregadas.

Tijolos e blocos: Ocupam bastante espaço e as pilhas devem ser feitas em locais planos e respeitar a altura máxima de empilhamento para não danificar os materiais.

Barras de aço: Por terem grande comprimento, devem ser armazenados em camadas utilizando espaçadores e peças de retenção. Devem ser separados por bitola para facilitar a identificação na hora do uso.

Materiais hidráulicos: Devem ficar em um espaço coberto e na horizontal. Podem ser separados em camadas conforme o diâmetro para facilitar na hora de usar.

Materiais elétricos: Devem ser adquiridos próximos da utilização. Se você comprar antes, armazene em local seguro e de preferência fora do canteiro de obra.

Telhas: As telhas de cerâmica e concreto devem ser empilhadas verticalmente. Já as telhas de fibrocimento e aço ficam na horizontal, mas levemente inclinadas.

Pisos e revestimentos: Por serem frágeis o ideal é que eles cheguem no canteiro próximo da utilização. Verifique na embalagem a recomendação do fabricante para armazenagem.

Tintas e impermeabilizantes:
Coloque as embalagens em prateleiras em um local protegido e ventilado. Não dispense a embalagem original e verifique sempre o prazo de validade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário