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Riscos do excesso de peso na laje



O que é considerado excesso de peso na laje?
As lajes de concreto são cuidadosamente calculadas para receber os esforços solicitantes, e eles são classificados em dois tipos: cargas permanentes e cargas acidentais. De acordo com a norma NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto, as cargas permanentes nas lajes são aquelas que estarão atuando de forma contínua e que não variam. São eles: peso próprio, contrapiso, revestimento do teto, piso e peso das paredes. E as cargas acidentais são as variáveis como móveis, pessoas, divisórias, água, equipamentos fixos ou móveis e eletrodomésticos. Portanto, é importante saber: toda vez que são feitas intervenções na edificação, como novas paredes, novo contrapiso e piso, as cargas permanentes são alteradas, e isso pode trazer um excesso de peso para laje que ela não foi dimensionada para suportar. Da mesma forma, com as cargas acidentais. Um exemplo disso são prédios que são usados para depósito de materiais, mas foram dimensionados para serem residências.

Sinais do excesso de peso na laje
O concreto armado tem como ponto positivo a característica de “avisar” quando está prestes a falhar. Isso significa que quando uma estrutura chega a um estágio de colapso total, muito provavelmente isso não acontece de forma súbita e repentina: pelo contrário, é possível identificar alguns sinais que indicam que a laje está progressivamente trabalhando além do seu limite. Um destes sinais são as fissuras. Trincas e fissuras acontecem praticamente em toda estrutura de concreto armado, principalmente em decorrência das dilatações e contrações térmicas, e elas são inclusive previstas nas normas de projeto de concreto. Porém, quando as fissuras pequenas começam a ficar maiores, mais profundas e com maior extensão, pode ser um indicativo que o concreto está sendo sobrecarregado. Portanto, atenção para trincas e rachaduras grandes e que parecem estar sempre ficando maiores. Outro sinal que é possível perceber é o aumento das flechas. As flechas são as deformações que a estrutura sofre ao longo do tempo. Da mesma forma que as fissuras são previstas, as flechas também tem um limite, que é chamado de Estado Limite de Serviço (ELS). É possível, mesmo para um leigo, perceber essas flechas acentuadas, que são indicativos que a laje ou qualquer outro elemento estrutural está sendo sobrecarregado.

Situações comuns que causam excesso de peso na laje

Festinha na laje: Muito comum no Brasil são as casas feitas sem projeto. E as “reformas” e ampliações dessas mesmas casas também sem qualquer projeto. Em uma aglomeração de pessoas, pode haver até 4 pessoas em um metro quadrado. Se, para efeito de cálculo, imaginarmos cada pessoa com 70kg, que corresponde 70kgf (kilogramas-força), estamos falando de 280kfg/m². Para se ter uma noção, lajes maciças de 10cm de espessura suportam com segurança a grosso modo 250kgf/m², portanto não é surpresa quando ouvimos uma notícia que uma laje caiu devido ao excesso de pessoas.

Caixa d’água extra: Uma caixa d’água extra adiciona uma carga extra em uma porção relativamente pequena da laje. O resultado disso são as rachaduras, que podem se estender para outros elementos da casa como vigas, pilares e principalmente paredes. É preciso saber exatamente quanto de peso extra será adicionado à laje, para que um profissional habilitado faça um parecer se é possível ou não.

Reforma do piso: De tempos em tempos, surge a necessidade de trocar o piso da casa ou do apartamento. Seja porque ele quebrou, está ficando muito sujo e difícil de limpar, sem rejunte, ou ainda por questões estéticas e a vontade de colocar algo mais moderno. Uma prática muito comum hoje é a colocação do piso novo sem retirar o antigo, o famoso piso sobre piso. Uma solução prática para quem não quer o incômodo de quebrar todo o piso anterior, refazer o contrapiso e só assim assentar o novo. Esta prática, porém, quando feita em um andar superior, isto é, sobre uma laje, requer atenção. Corre-se o risco de sobrecarregar a laje com um piso extra que ela não foi dimensionada para suportar. Este excesso de peso pode levar a trincas e fissuras, e em casos mais extremos, até o comprometimento da estrutura.

Problemas com a drenagem: O primeiro problema causado por uma falha na drenagem da laje é o acúmulo de água, que pode constituir, em certos casos, um sobrepeso considerável. A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação.


Fonte Fibersals.


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