Procure neste blog!

Primeiro prédio do Brasil


Edifício Martinelli é um prédio localizado no Centro do município de São Paulo, Brasil. Situa-se no triângulo formado pela Rua São Bento, avenida São João e Rua Líbero Badaró, no centro da capital paulista. A construção do edifício começou em 1922 e foi inaugurado às pressas, ainda incompleto, em 1929, com apenas 12 andares, devido a construção de outro edifício na Argentina e outro no Rio de Janeiro, o edifício foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli, que tinha o sonho de construir o maior edifício da América Latina, com isso foi inaugurado ainda incompleto, porém já superado pelo edifício argentino. A construção do edifício seguiu até 1934. O trabalho terminou quando o edifício tinha 30 andares.

O edifício foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger. Erguido com alvenaria de tijolos e estrutura de concreto, com 105 metros de altura, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país. Gerou grande polêmica, pois, até esse momento, não havia nenhum outro edifício com essa altura tão elevada.
Na década de 50, o edifício passou a ser ocupado por moradores de baixa renda, e a construção foi se deteriorando.
 

O edifício foi completamente remodelado pelo prefeito Olavo Setúbal em 1975 e reformado novamente em 1979. Atualmente, o prédio abriga órgãos municipais, como a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), além de várias lojas no piso térreo.
 

O edifício possui um mirante, aberto ao público, basta chegar com 30 min de antecedência para poder fazer a visita.
Para mais informações sobre a visita acesse:
 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/turismo/nossos_espacos/index.php?p=275164

Nenhum comentário:

Postar um comentário