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Piso Intertravado




Também chamados de Bloquetes, pavimentos drenantes, pavers, os pisos intertravados de concreto, revestimentos cada vez mais populares em projetos de arquitetura e engenharia, muito usado inclusive pela prefeitura de várias cidades.
Os blocos fabricados de concreto, o material é muito utilizado em projetos de espaços públicos, como praças, calçadas, ciclovias, garagens e outros. São muitos os benefícios do revestimento, que possui propriedades antiderrapantes, melhorando a segurança. Para sua instalação não necessita de argamassa, rejunte ou cimento, apenas brita e areia, com isso não cria poças sobre a calçada. 




Vantagens:
A presença de pigmentos em cores diversas permite explorar diversos acabamentos arquitetônicos, podendo valorizar o ambiente. Em termos funcionais, a coloração permite o destaque visual em pisos podotáteis ou a produção de sinalização permanente, reduzindo custos com a manutenção de pinturas (o que rapidamente se perde, em pavimentos asfálticos, em função do tráfego). A integridade do material de revestimento é mantida, o que faz com que ele seja reaproveitável após manutenções, e não apresente problemas funcionais e estéticos (outros pavimentos ficam marcados e se introduzem fissuras que podem levar à deterioração mais rápida). Como as peças são pequenas, evita-se o aparecimento de juntas não planejadas que ocorrem em pavimentos de concreto para o alívio de tensões. 
A capacidade de reaproveitamento permite não só reutilizar no mesmo local, mas caso haja a necessidade de mudar algum caminho ou acesso, os blocos podem ser realocados. Isso reduz a geração de entulhos e consequente necessidade e custo adicionais. Diminui-se a necessidade ou mesmo se eliminam algumas estruturas de drenagem superficial. Além de se reduzir picos de vazões de enchente à jusante do pavimento, promove-se um efeito natural de filtragem de águas ao passar pelo pavimento. A não acumulação de água sobre o pavimento também o torna mais seguro, principalmente ao refletirmos que caminhos concretados facilmente apresentam concavidades indesejadas.
A característica de reaproveitamento obriga o uso de mão de obra com trabalho manual. Considerando instalações diversas mantidas por concessionárias, essa é uma condição que evita graves acidentes como os registrados quando há choques de máquinas de escavação em gasodutos (com máquinas se perde a sensibilidade necessária no manejo, o que levaria ao risco). A estrutura de um piso intertravado é menos espessa do que outros modelos de revestimento, demandando menos de bases e sub-bases para a compatibilização de deformações. Em passeios de jardins ou vagas de estacionamento, a opção vazada com gramíneas pode ser utilizada. Ela possui desempenho térmico similar a uma superfície completamente gramada, permite maior drenagem de águas do que o bloco fechado e estabiliza a superfície. 
Há boa resistência à manchas de combustível, óleo ou à abrasão. A rugosidade da superfície não é capaz de causar desconforto aos cadeirantes durante as atividades diárias. Logo após estar pronto é possível permitir o tráfego. Isso evita problemas indesejáveis como marcas em profundidade (pegadas, patas, assinatura datada do pedreiro) ou resíduos de pavimento que grudam em veículos. A vida útil considerada em projeto é igual àquela proposta para pavimentos em placas de concreto de cimento Portland, de vinte anos, e superior àquela considerada em pavimentos asfálticos (de até dez anos, desconsiderando excedentes de carga e outros fatores). 




Desvantagens:

Os blocos com interior vazado não podem ser colocados em locais onde haja circulação, apenas em vagas de estacionamento e passeios. A escolha errada de peças de podotátil pode levar ao baixo contraste e dificuldade de utilização ao longo do tempo. A falta de paginação dos revestimentos gera dúvidas aos funcionários responsáveis pela execução.
A modularidade funciona muito bem em superfícies formadas por desenhos retilíneos, em planta. Quando há chanfros a quarenta e cinco graus ou mesmo formas curvas em canteiros ou desenhos, há perdas no revestimento. Essas perdas ocorrem durante o corte com máquinas (serra mármore, esmerilhadeiras) como na retirada/recolocação das peças, que exige cuidado similar à montagem de um quebra-cabeças.

Quando há baixo tráfego em ruas ou calçadas, de forma similar aos calçamentos em paralelepípedos de rocha, há a formação de vegetais entre os blocos cheios (não vazados). Essa pode ser uma característica incômoda para o usuário que crê que não pode haver quaisquer sinais de verde e torna esse um motivo de manutenções extras. Acessos por escadas e com degraus curtos não podem ser feitos em intertravados, pela falta de contenção, limitando-os aos acessos por rampa. Os benefícios de drenagem serão inefetivos dependendo da configuração das camadas inferiores. 



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