Procure neste blog!

Ligação da água, esgoto e luz: como acertar no pedido?


Durante a obra você precisará da água principalmente para ajudar na escavação do terreno, para fabricar o concreto e argamassas. Já a energia elétrica, além de servir para o seu pedreiro ouvir aquele sertanejo, também será utilizada em diversos equipamentos elétricos, como betoneiras, vibradores de concreto, serras, entre outros. Para fazer a ligação da água, esgoto e energia elétrica, as concessionárias geralmente exigem que o terreno já possua alguns itens instalados, como poste padrão para energia e o protetor do hidrômetro para água. Os pedidos para ligação em sua maioria podem ser feitos pela internet ou telefone. É recomendado o que seu terreno esteja cercado com muro ou tapume e que o número da casa ou lote esteja visível antes de solicitar a ligação da água e luz. Na maioria das vezes os pedidos para ligação da rede de água e esgoto devem ser simultâneos.

O que fazer antes de solicitar a ligação da água?

Geralmente, as concessionárias de água e esgoto, exigem que o terreno tenha instalados o abrigo do hidrômetro e o cavalete antes fazer a ligação da água. O abrigo é caixa que irá proteger o hidrômetro, ele pode ser comprado pronto e geralmente é de concreto ou plástico. Já o cavalete é o conjunto de encanamentos onde o hidrômetro será ligado. Ele também pode ser comprado em kits com os canos e registros certificados pela concessionária da sua cidade. Normalmente você não compra o hidrômetro. Ele é instalado no dia da ligação pela concessionária. Mas uma opção que vem ganha espaço é a caixa UMA (Unidade Medido de Água). Nesta opção a caixa de proteção e o hidrômetro são vendidos juntos. A caixa UMA pode ser comprada em lojas e instalada em muros ou trechos de alvenaria. Um ponto muito importante é que não se pode violar o selo de segurança antes da vistoria. Para algumas concessionárias, como a DAE e DAERP, o pedido da ligação deve ser feito antes da instalação do abrigo, pois o proprietário no ato do pedido recebe o abrigo que deverá ser instalado. A altura da instalação do abrigo ou caixa protetora varia conforme a concessionaria, por exemplo: para o SEMAE o abrigo deve estar entre 60 a 70cm do chão, para o DAE deve estar entre 60 a 100cm e para o DAERP entre 100 e 120cm.

O que fazer antes de solicitar a ligação do esgoto?
Para fazer ligação do esgoto, as concessionárias exigem que a caixa de inspeção esteja pronta e localizada dentro do terreno. A caixa de inspeção por ser comprada pronta ou feita de concreto ou de alvenaria. A principal finalidade da caixa de inspeção é permitir, quando necessário, realizar manutenções e desobstruções sem precisar quebrar o piso. Algumas concessionárias, exigem, além da caixa de inspeção, a instalação da caixa de gordura e o DTI (dispositivo tubular de inspeção) e este não deve ser lacrado, nem coberto por concreto, grama ou plantas. Vale a pena lembrar que os encanamentos das águas pluviais não devem escoar a água para a rede de esgoto.
A solicitação da ligação da rede de água e de esgoto pode ser feita através da internet nos sites das concessionárias e pelo telefone. Em alguns casos, como a DAERP, a solicitação é feita em pontos de atendimento. Para fazer o pedido e vistoria, as concessionárias de abastecimento costumam pedir os seguintes documentos:
Comprovante de pagamento do IPTU, demonstrando endereço ou lote/quadra/quarteirão; CPF e RG do proprietário ;
Escritura de propriedade ou contrato de aluguel;
E, em alguns casos, projeto arquitetônico aprovado pela prefeitura;
Cada cidade é abastecida por uma concessionária de água e esgoto. Verifique qual é a que atende a sua cidade e confirme as exigências.

O que fazer antes de pedir a ligação da luz?
Antes de pedir para ligar a energia no seu terreno, você deverá saber se o sistema elétrico da sua casa é monofásico, bifásico ou trifásico, e ter instalado um poste padrão com a caixa, disjuntor e fios. O sistema monofásico possui apenas uma fase com tensão máxima de 127v, ou seja, todos os pontos de energia da sua casa serão 110v com potência máxima de 8000w. Em residências, é comum utilizarmos os sistemas bifásicos para permitir a instalação de tomadas e lâmpadas com 110v e chuveiros, geladeiras e ar-condicionado com 220v. Este sistema permite uma potência de 12000 a 25000w.
Já os sistemas trifásicos são recomendados para zonas rurais que necessitam de bombas e outros equipamentos pesados, ou para residências com muitos eletrodomésticos e equipamentos elétricos. Este sistema permite a instalação de tomadas 110 e 220v e possui uma maior potência, de 25000 até 75000 w. O poste padrão mais comum é um feito com concreto e por empresas homologadas pelas concessionárias. Geralmente eles são comprados prontos e já vem com a caixa para a instalação do relógio de marcação. Para a instalação do poste é necessário que o seu terreno esteja com o buraco pronto e nas dimensões corretas. Em casas próximas ou geminadas, é possível economizar comprando um único poste padrão, existem opções com até 4 caixas, converse com os seus vizinhos. Também existem no mercado postes de ferro galvanizados. Eles são mais baratos e fáceis de instalar. Porém, nem todas as concessionárias aceitam este tipo de poste.

Como fazer o pedido de ligação da luz?
A solicitação da ligação da energia elétrica pode ser feita através da internet nos sites das concessionárias e pelo telefone. Para evitar atrasos da instalação as concessionárias orientam sempre a verificar seus dados mais de uma vez nos formulários, preencher da forma mais completa o endereço e evitar endereços sem número. Os documentos normalmente solicitados são:
RG ou CPF ou outro documento de identificação com foto do proprietário;
RG ou CPF ou outro documento de identificação com foto do responsável pela instalação elétrica;
Em alguns casos é necessário um croqui do terreno em relação às vias públicas, com indicação da posição do padrão de entrada.



Fonte Blog pra construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário