Procure neste blog!

Dicas para reforma do banheiro em seu apartamento



Quando moramos em casa, as reformas são trabalhosas tanto quanto em apartamentos e exigem a contratação de um profissional de qualidade que seja envolvido na concepção, execução, acompanhamento e conclusão da obra. Porém, quando se trata da reforma de banheiro, os prédios requerem maior cuidado, afinal, qualquer vazamento ou infiltração provocada pela obra pode ser um problema não somente para você, mas também para o seu vizinho.  E aí, lá se vão muitas discussões e custos sem necessidade. Afinal, com um bom planejamento e tomando os cuidados necessários, é possível enfrentar uma reforma de banheiro sem dor de cabeça.


Qual a necessidade da obra?
Se o objetivo da obra é atualizar a decoração ou mesmo melhorar a estética do banheiro, existem algumas intervenções que você mesmo pode fazer, sem envolver grandes obras ou muitos profissionais. O uso de adesivos, novos objetos de decoração, armários e outros móveis que tragam mais opções de armazenamento e mais funcionalidade ao banheiro, troca de espelhos, etc. são todas formas de mudar seu banheiro com menos custos e sem quebra-quebra. Mas, se a necessidade envolve mais trabalho tais como: pintura, troca de metais, louças ou dos revestimentos, vale consultar um profissional para um projeto detalhado da obra.
 

Engenheiro e memorial descritivo sempre formam uma boa dupla
Ao contratar um engenheiro para desenvolver o projeto e acompanhar a execução da obra, é preciso que você lhe entregue o memorial descritivo do prédio. Nele, ele vai encontrar onde estão localizadas as instalações hidráulicas e elétricas do prédio e evitar aborrecimentos como um vazamento repentino ao atingir um cano ao furar uma parede. Caso você não tenha esse documento, solicite ao síndico. Vale conversar com o síndico para saber se o documento está atualizado ou se houve alguma alteração na infraestrutura.


Considere as regras para reforma em seu condomínio
Além da legislação vigente, como as regulamentadas pela ABNT e também das NBR, vale consultar o estatuto do condomínio para obras. Mas, voltando à legislação, você sabia que a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil responsável pela obra é obrigatória? Isso vale para as reformas que envolvam instalações elétricas, hidráulicas ou de gás; troca de revestimentos, impermeabilização e alteração nas portas e janelas. Isso falando somente das reformas que são possíveis no banheiro. E, embora a pintura e o gesso não estejam contemplados na lista, em geral, sua execução pode envolver quebra de paredes e, por isso, deve ser comunicada ao condomínio e ter um profissional  envolvido.
 

A execução é tão importante quanto o planejamento
A avaliação dos locais onde há instalações hidráulicas e elétricas é feita pelo engenheiro e levada em consideração no projeto antes da obra começar. Mas, às vezes, o descuido na execução da obra pode gerar entupimentos e obstrução dos canos. Uma situação que acontece com frequência é o descuido na proteção dos ralos do banheiro durante a reforma. Com o quebra-quebra, os resíduos acabam se concentrando próximo ao ralo e, somados ao acúmulo de água, eles podem descer e causar a obstrução do cano.


Durante a reforma, que tal uma revisão?
Aproveitar o momento da obra para verificar os encanamentos e a impermeabilização do banheiro é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Assim, se houver alguma instalação inadequada ou que precise ser refeita, isso já pode ser incluído na reforma do banheiro.


Fonte Fibersals

Nenhum comentário:

Postar um comentário