Procure neste blog!

6 coisas que encarecem a reforma de apartamento sem que você perceba


Perder a "mão da reforma” é algo que ninguém quer. Quem não tem um parente ou amigo que caiu nessa armadilha? A reforma de casa e apartamento envolve muito planejamento. Um deles é o financeiro. Não há problema nenhum em colocar um apartamento “abaixo” e reformá-lo inteirinho. A questão é: você provisionou o dinheiro necessário para tudo isso? O tema reforma é cercado de imprevistos que podem acontecer ao longo do seu andamento. Mas, acredite, eles podem ser evitados.

1. Não contratar um Técnico, Arquiteto ou Engenheiro

Ter um profissional especializado acompanhando sua reforma garante a segurança, qualidade e sobretudo que o custo planejado não será ultrapassado.

2. Deixar de planejar
A falta de planejamento pode ter duas motivações. Uma é querer economizar na reforma e não contratar um profissional especializado para acompanhar, e a outra, pelo simples desconhecimento das etapas envolvidas na reforma. Por exemplo: Não saber que para trocar o piso cerâmico por um laminado de madeira não basta colocar um por cima do outro. Nos casos mais extremos, para isso acontecer, é necessário remover a cerâmica inteira e fazer um novo contrapiso. Nesse caso, além do custo, o prazo para execução também cresce vertiginosamente.

3. Falta de critérios claros sobre o que deve ou não ser trocado na reforma
Uma das coisas que também contribui para o aumento das despesas de uma reforma é o famoso “já que”. Já que estou trocando as janelas dos quartos, vou trocar a da sala também; já que encontramos cupim em um batente, vamos trocar todos. E assim vai! Quando você percebe, o dinheiro acabou e a obra está longe do fim.

4. Falta de acompanhamento
Não negligencie a sua responsabilidade diante da sua reforma. Não controlar os gastos e não cobrar a qualidade do que está sendo feito é uma porta aberta para o desperdício e desvio de materiais. Seja duro e não hesite em trocar a equipe se desconfiar que estão te enganando. Se abrir conta no depósito do bairro, confira se tudo o que foi retirado foi aplicado na reforma.

5. Mudanças de projeto durante a obra
Alterar um projeto durante a obra significa retrabalho, retrabalho significa desperdício, de tempo e de dinheiro. Esteja certo, que o projeto atende suas necessidades e expectativas antes do início da reforma. Mudar as coisas no papel é bem mais barato.

6. Geração de entulho
Entulho é um problemão! Muita gente não lembra de colocar no custo a remoção e descarte do entulho da reforma. Além da contratação da caçamba, procure prever o custo de mão de obra para remoção e transporte do entulho. E se for apartamento tem mais: se a região onde fica seu prédio tiver restrições de horário de circulação de caminhões, preveja a “hora extra” de quem vai acompanhar a colocação e remoção da caçamba para que tudo saia conforme combinado. Todos esses fatores podem acontecer isoladamente, ou em conjunto, o que é muito pior. No final, o resultado mais desastroso que pode acontecer é seu dinheiro acabar e a obra não terminar. É super comum ver pessoas vendendo o carro ou pegando dinheiro emprestado com juros extorsivos para terminar a reforma.  Não se esqueça. A reforma é a realização de um sonho. Não subestime a capacidade do sonho se transformar em pesadelo. Planeje! 







Fonte Fibersals.

Nenhum comentário:

Postar um comentário